Entre em contato
+55 11 376 VER TELEFONE
Envie um email
jeene@jeene.com.br
Selante para juntas em Construção Civil: o que é preciso saber?

Se você está construindo ou reformando uma edificação, provavelmente já ouviu falar sobre os selantes para juntas de dilatação. Esses materiais são fundamentais para a segurança e a durabilidade da construção. Neste texto vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre eles.

 

 

O que são juntas de dilatação?

As juntas de dilatação são elementos construtivos usados em edificações, pontes, viadutos e outras estruturas que sofrem expansão ou contração devido a mudanças térmicas, vibrações, movimentação do solo, ou outros fatores que possam gerar tensões e deformações na estrutura.

Essas juntas são espaços vazios deixados entre duas partes da estrutura, como lajes, paredes ou pilares, que permitem que essas partes se movam independentemente, sem se chocar ou se danificar. As juntas de dilatação podem ser projetadas de diferentes formas e materiais, como borracha, polímeros, metais ou concreto armado, dependendo das necessidades estruturais e das condições de exposição.

Além de permitir a movimentação controlada da estrutura, as juntas de dilatação também podem ser usadas para reduzir a transmissão de ruídos, vibrações, umidade e fumaça entre diferentes ambientes, bem como para melhorar a estanqueidade, a segurança e a durabilidade da construção.

 

 

Selante para juntas: o que é?

O material que se aplica em juntas de dilatação e outros tipos de juntas em construção, é conhecido como selante, e tem como objetivo vedar e proteger a estrutura contra infiltração de água, ar, poeira, ruídos e outras intempéries. Ele é aplicado após a instalação das juntas de dilatação e tem como objetivo preencher qualquer espaço vazio, garantindo uma vedação completa e contínua.

Os selantes para juntas podem ser à base de diferentes materiais, como silicone, poliuretano, polímeros ou acrílicos, e possuem diferentes propriedades, como resistência à água, resistência ao calor, durabilidade, elasticidade e adesão. Eles são aplicados por meio de pistolas de calafetagem e geralmente possuem uma cor que se harmoniza com a cor da superfície na qual estão sendo aplicados.

A seleção do tipo de selante e sua aplicação devem ser feitas de acordo com as especificações do projeto e as condições da estrutura em questão, para garantir uma vedação eficaz e durável.

 

 

Quais são os tipos de selantes para juntas de dilatação?

Existem vários tipos de selantes para juntas de dilatação disponíveis no mercado, cada um com características e propriedades específicas, que atendem às necessidades e exigências de diferentes tipos de estruturas e aplicações. Aqui estão alguns exemplos:

Selantes à base de silicone: são conhecidos por sua alta resistência ao calor, à água e à radiação ultravioleta, sendo ideais para aplicações em áreas externas ou que fiquem expostas ao sol. Eles também têm uma excelente capacidade de adesão a uma ampla variedade de materiais de construção.

Selantes à base de poliuretano: resistência a impactos é um dos seus diferenciais, assim como, tração e compressão, o que os torna certeiros para estruturas que sofrem vibrações ou cargas de tráfego. Possuem também resistência à água e à maioria dos produtos químicos.

Selantes à base de polímeros: são altamente flexíveis e elásticos, permitindo que a estrutura se mova sem comprometer a vedação da junta. Contendo propriedades adesivas e duráveis, e são recomendáveis para aplicações em áreas internas ou externas.

Selantes à base de acrílico: adequados para aplicações em áreas internas, os selante a base de acrílico podem ser sensíveis aos raios UV e à exposição prolongada à água. Eles são fáceis de aplicar e limpar, e podem ser usados em uma ampla variedade de materiais de construção.

 

 

Como aplicar os selantes para juntas de dilatação?

A aplicação dos selantes para juntas de dilatação pode variar dependendo do tipo de selante e das características da estrutura. Conheça as etapas básicas para a aplicação geral de selantes para juntas de dilatação:

1. Prepare a superfície

Limpe a área da junta e remova todos os detritos e resíduos. Se houver mofo, sujeira ou outros contaminantes, limpe o local com um limpador apropriado e deixe secar completamente.

 

2. Prepare o selante

Corte a ponta da embalagem do selante para corresponder ao tamanho da junta, de acordo com as instruções do fabricante. Coloque o tubo na pistola de calafetagem e pressione o gatilho para extrair o selante até que esteja pronto para ser aplicado.

 

3. Aplique o selante

Aplique o selante ao longo da junta de maneira uniforme e consistente, pressionando o tubo de selante com uma pressão adequada. Certifique-se de que o selante preencha completamente a junta e de que não haja bolhas de ar ou áreas vazias.

 

4. Suavize o selante

Use uma ferramenta de acabamento ou um dedo molhado para suavizar a superfície do selante e garantir uma vedação uniforme. Remova o excesso de selante com uma espátula, limpando com um pano úmido ou com solvente, se necessário.

5. Deixe secar

Deixe o selante secar completamente, de acordo com as instruções do fabricante. Evite o contato com água ou outras substâncias durante o tempo de secagem.

 

Os selantes para juntas são opções econômicas capazes de facilitar processos em uma obra, em contrapartida oferecendo maior resistência e durabilidade para uma construção.

Leia também: Principais tipos de selantes para impermeabilização.

web@visualy.com.br
Solicite uma proposta.
Alguma dúvida? Ligue para
+55 11 376 VER TELEFONE