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Juntas de dilatação ajudam a evitar fadiga estrutural de pontes e viadutos

Solução cumpre importante função em obras de arte, mas exige atenção do especificador

 

As juntas de dilatação são componentes construtivos essenciais para garantir a integridade e a durabilidade de pontes e viadutos. Essas estruturas estão constantemente submetidas a cargas móveis resultantes do tráfego de veículos, que fazem com que elas se movimentem. Por isso, é preciso que o projeto preveja fendas entre esses elementos estruturais a fim de evitar pontos de fadiga no tabuleiro e o surgimento de manifestações patológicas, como as fissuras. “As juntas de dilatação são os elementos aplicados nos tabuleiros de pontes e viadutos com a finalidade principal de promover a vedação das fendas que permitem a movimentação das estruturas”, explica engenheiro Carlos Henrique Siqueira, diretor da Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE).

 

Como estão localizadas nos tabuleiros, esses elementos construtivos precisam garantir a boa qualidade de rodagem para os veículos. “É fundamental que as juntas de dilatação proporcionem uma continuidade suave na superfície de pavimentação”, destaca.

 

Manutenção e qualidade

 

Depois de aplicadas, podem surgir algumas falhas mesmo com pouco tempo de uso. “Conheço casos em que as juntas apresentaram problema antes mesmo de a obra ser aberta ao tráfego”, afirma o engenheiro. Esses problemas são resultados de projeto ou instalação inadequados, ou ainda, de produtos de qualidade abaixo do esperado. “Toda obra, ao adquirir as juntas, deve impor uma fiscalização da produção e do controle da qualidade por pessoal de sua confiança, garantindo que o material atenda às premissas normativas. É importante, também solicitar o projeto de instalação com procedimentos detalhados, além de requerer o prazo de garantia da perfeita funcionalidade”, recomenda.

 

Os serviços de manutenção ou substituição de produtos com problemas são questões que têm sempre que ser levadas em conta, inclusive sob o aspecto operacional da via, já que serão necessárias interdições parciais para realizar os reparos. “Em caso de falhas ocorridas durante o prazo de garantia, o responsável pela junta deve promover os reparos sem qualquer ônus”, fala o profissional.

 

As juntas de dilatação têm alguns de seus componentes normatizados pela ABNT NBR 7187/2003 – Projeto de pontes de concreto armado e de concreto protendido – Procedimento. “Existem outras normas brasileiras e internacionais que detalham os requisitos mínimos que precisam ser atendidos pelo material. Se as juntas de dilatação forem importadas, a norma norte-americana ou a Eurocode podem servir para o controle da qualidade do recebimento”, finaliza Siqueira.

 

Fonte: https://www.aecweb.com.br/

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