O Concreto, tal como conhecemos hoje, é o segundo material de construção mais consumido no mundo, perdendo apenas para a água.
O concreto, na forma como conhecemos hoje, surgiu no século XIX, apesar de parecer jovem, o concreto de fato já era utilizado há muito tempo atrás nas antiga civilização romana como base para a maior parte das construções da época, é claro que os materiais utilizados como agregados (brita e areia) e aglomerantes(cimento) não tinham as caracterÃsticas refinadas dos materiais que utilizamos hoje, o avanço da tecnologia da fabricação do concreto tornou os materiais extremamente eficientes, no entanto, a ideia de concreto como material base para construção já estava presente naquela época.
A ideia de concreto surgiu nas construções do império romano, por volta de 400 a.c, na época era denominado de cal pozolânica, e era formado por cal hidratada e cinza vulcânica. Os romanos perceberam que a mistura destes materiais resultava em uma espécie de aglomerante que endurecia após o contato com a água, a partir de então, as construções passaram a incorporar essa mistura, principalmente nas fundações, uma vez que o solo da região era extremamente arenoso.
O grande passo para o desenvolvimento das construções foi a descoberta do cimento Portland, Joseph Aspdin foi o inventor que deu o grande passo em direção ao desenvolvimento, por volta de 1824, ele obteve o material queimando argila e calcário moÃdos em altas temperaturas, nos dias de hoje, o cimento Portland é fabricado de forma diferente, no entanto, a descoberta de Aspdin foi determinante para a época e permitiu chegar ao modelo de fabricação que temos hoje.
Após essa descoberta, outras foram sendo realizadas em curto espaço de tempo, em 1836 na Alemanha, ocorreu o primeiro teste sistemático do concreto feito com cimento Portland, com a intenção de medir a resistência a compressão e a tração do material. Já na década de 1840, houve controvérsias sobre a resistência dos cimentos produzidos, as empresas responsáveis pela fabricação na época, tiveram amostras de seus cimentos testados em prensas hidráulicas de 75 toneladas em 1847 e 1848.
Pouco tempo depois, em 1849, Joseph Monier desenvolveu o primeiro concreto reforçado com aço, o que viria a ser o concreto armado que conhecemos hoje. Joseph percebeu que a grande fraqueza do concreto era sua baixa resistência a esforços de tração, pensou então em combinar a resistência a tração do aço com as caracterÃsticas únicas do concreto, seus primeiros inventos foram cubas e tubos armados, mas a ideia logo se expandiu e começou a ser utilizada em diferentes situações.
No século XX, o concreto teve grande evolução do ponto de vista tecnológico, na década de 30 ele começou a ser produzido na usina o que ficou conhecido como concreto usinado, dando um grande salto em termos de qualidade e redução no tempo de fabricação, em 1980 já existia o concreto de alta resistência e o concreto reforçado com adição de fibras, além disso, dava-se inÃcio a introdução dos aditivos na produção de concreto usinado.
Fonte: https://www.concretousinado.com.br/