O concreto é o segundo produto mais consumido no mundo, ficando atrás apenas da água. Por ele estar tão presente no cotidiano de todos, encontrar formas para agilizar as obras, mas mantendo os padrões de segurança e de qualidade são aspectos fundamentais. Por isso, o concreto pronto tem se mostrado, a cada dia, a solução mais eficiente para os mais diferentes tipos de projetos. E para te ajudar a entender tudo sobre concreto pronto, nosso post de hoje é exatamente sobre isso. Vamos lá?
Antes de explicar o que é concreto pronto, é importante fazer uma distinção. É muito comum a confusão entre cimento e concreto.
Cimento: é um composto quÃmico seco e moÃdo. Ao ser misturado com água, há uma reação lenta que forma um novo composto que, no caso, é sólido.
Concreto: é uma mistura formada por cimento, água, agregados (areia e pedra) e, eventualmente, aditivos. No caso, o cimento e a água formam um composto que une os agregados quando endurecida. Inicialmente, o concreto encontra-se em estado plástico. Por isso, ele é extremamente flexÃvel e pode ser moldado nas mais diversas formas e texturas, além de poder ser usado para as mais diversas finalidades.
Concreto pronto: que também é conhecido como concreto usinado, recebe esse nome porque ele é produzido nas centrais (concreteiras), seguindo procedimentos e critérios extremamente rÃgidos.
Os concretos podem ser categorizados de várias maneiras distintas, sendo os tipos principais:
Concreto convencional: recebe esse nome por ser produzido a partir de uma mistura padrão de água, cimento, areia e brita, sem ser adicionado aditivos. Sua resistência pode variar de 10 a 40 Mpa.
Concreto bombeável: É uma variação do concreto convencional. Sua consistência é mais lÃquida e, para isso, aumenta-se a quantidade de água e diminui-se a granulometria do agregado, além de adicionar um aditivo para produzir, assim, um concreto menos denso. Sua colocação na obra é por meio de bombeadores (tubulação que sai do caminhão betoneira).
Concreto leve: é um tipo de concreto produzido com agregados leves e, por isso, sua densidade será, em média, dois terços da densidade do concreto tradicional. Esse tipo de concreto apresenta maior porosidade e, por isso, seu uso é muito especÃfico como, por exemplo, para regularização de superfÃcies.
Concreto pronto (concreto usinado): é aquele dosado na central. Ou seja, o concreto pronto é produzido com uma quantidade certa e rigorosa dos materiais, tendo um controle de qualidade elevado.
Concreto armado: a grande diferença do concreto armado está na colocação de armaduras de barras de aço que irão proporcionar ao concreto resistência e tração. Esse tipo de concreto é muito utilizado em projetos depilares e lajes, por exemplo.
Fonte: https://www.concretousinado.com.br/